Seguidores

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Série os cinco pontos do calvinismo: Perseverança dos santos.



O quarto ponto do calvinismo é referente ao fato de que os eleitos não vão cair da graça, mas Deus em sua soberania e poder trabalha na sua onipotência para preservar através da perseverança os seus eleitos.

1) A necessidade da perseverança para  a salvação:

Como de comum entre todos os cristãos está a necessidade de permanecer no caminho da verdade, em comunhão com Cristo e sua igreja, Paulo em 1 Co 15:1,2 menciona a perseverança dos coríntios no evangelho que ele os havia ensinado pelo qual eles eram salvos, isso mostra que sem a perseverança não há salvação. Podemos passar a vida inteira obedecendo a Deus, estudando a bíblia  frequentando trabalhos da igreja, mas se no fim terminamos em uma vida promíscua e pecaminosa iremos para a condenação eterna.

2) Deus garante a perseverança dos eleitos:

Existem inúmeras evidências de que os eleitos não podem perder sua salvação por  garantia divina, vejamos alguns:

a) Evidências textuais.
Encontramos em algumas afirmações de Jesus  nos evangelhos como em Jo 6:38,39 onde ele afirma que veio fazer a vontade de seu Pai,  logo após afirma que a vontade de seu pai é que nenhum dos que o Pai lhe deu se perca, mas que ele o ressuscite no último dia. Afirmar que os que são de Cristo podem abandonar o evangelho  sem que volte (como o filho pródigo) é afirmar que Cristo desobedeceu ao Pai negando sua perfeição. No mesmo capítulo  no vrs 44 vemos que quem o Pai traz até Cristo é ressuscitado no último dia evidenciando novamente a garantia do futuro do eleito.
Ao referir-se a sua igreja como um rebanho de ovelhas Jesus diz que ninguém às podem tirar da sua mão porque o Pai que às o deu é maior que todos (Jo 10:28,29). Alguns tentam tirar a força do argumento afirmando que as ovelhas podem sair se quiserem, mas isso desconsidera o contexto que diz que as ovelhas o seguem (Cristo) e de modo nenhum seguirão estranho (Jo 10:1-5).

b) Evidências por inferência.
A doutrina da eleição, predestinação, e expiação eficaz evidenciam a permanência do Cristão em Cristo, pois o destino dos predestinados é a salvação (RM 8:28-30) e da eleição o fim é a salvação (2 TS 2:13).
Encerrando deixo como explicação para casos de apostasia 1 Jo 2:19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo