Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2016

O Batismo com Espírito Santo na ótica da Bíblia.




O Batismo com Espírito Santo é o motivo da divisão entre "pentecostais" e "tradicionais". Os primeiros afirmam que O batismo com Espírito Santo ocorre como uma segunda bênção ao cristão pós conversão que deve ser buscada através do cumprimento de algumas condições, que variam muito de igreja pra igreja e autor para autor. Ao concluir que é pós conversão e deve ser buscado, chega -se a conclusão óbvia de que alguns buscam e são batizados e outros não buscam e não são, ou seja um dualismo entre batizados e não batizados. Essa é a visão pentecostal do Batismo com Espírito Santo, mas oque a Bíblia e a História revelam sobre o assunto?

1) A História

Antes do Séc 20 não existia tal visão, todos os grandes teólogos desde o início da igreja até o ano 1900 não entendiam que o Batismo com Espírito Santo era após a conversão, que nem todo cristão é batizado com o Espírito Santo e que a evidência era falar em línguas. Essa visão surgiu na virada de 1900 pra 1901 sob influência do movimento de santidade metodista. A visão única era de que:
I- O Batismo com Espírito Santo acontecia simultaneamente a conversão,
 II- Todo cristão era batizado,
 III- Não havia línguas como evidência.

2) A Bíblia

I) O momento em que ocorre o batismo.

Para responder essa pergunta devemos recorrer a Ef 1:13 onde lemos o seguinte "  ...depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa". No texto de Efésios apesar de não aparecer o termo batismo entendemos que ser selado é equivalente a ser batizado pelo seguinte fato: O termo Espírito Santo da promessa se refere a promessa de Joel (2:28,29, At 2:14-17) cumprida no pentecostes, e do pai (Lc 24:49) também cumprida no pentecostes. Após concluirmos que o selo é equivalente ao batismo vemos que o momento que ocorre esse batismo ou selo, é que como diz o texto no momento que cremos no evangelho "... e tendo nele também crido fostes selados... "
Assim concluímos que fomos batizados quando nos convertemos.

II) Quem é batizado com Espírito Santo.

Paulo escrevendo aos coríntios mostra quem é batizado 1 Co 12:13 " Pois todos nós fomos batizados com um Espírito formando um corpo...
Todos nós cristãos é a confissão Bíblica do assunto de forma rápida e direta.

III) Evidência é falar em línguas.

Esta conclusão é baseada em Atos 2 mas deve ser rejeitada pois atos relata um acontecimento ao invés de dar uma norma para todos os tempos. No texto estava acontecendo a inauguração de uma nova era, estava ocorrendo o cumprimento de uma promessa escatológica, era um momento novo e único, se fosse padrão ouviríamos sons de vento e veríamos línguas de fogo sobre a cabeça das pessoas toda vez que alguém fosse batizado com Espírito Santo. Cada evento sobrenatural ocorrido no texto teve um propósito e significado especifico dentro da história (não é intenção tratar aqui) e não devem ser exigidos que ocorram hoje, falarei mas no próximo ponto.

3) O livro de atos e o batismo com Espírito Santo.

Muitos baseiam a visão de um batismo com o Espírito Santo após evidenciado por línguas baseado em atos 2,8,10 e 19 isso se explica facilmente.
Os 120 de atos não foram batizados na conversão porque quando se converteram o Espírito Santo não havia sido enviado ainda, e quando foi eles ja eram convertidos, foi uma ocasião histórica e específica.
Outra questão é que o ocorrido em Atos 2 ter se repetido três vezes podendo ser base para normatizar o batismo após a conversão evidenciado pelo falar em línguas.
A resposta também é simples, os ocorridos após atos 2 eram para mostrar aos Judeus da época que os Gentios também participavam da graça de Deus e deveriam ser aceitos tanto que esses eventos aconteceram com os samaritanos (Cap 8), com um centurião romano (cap 10), com os discípulos de João Batista (Cap19). Para confirmar isto leia as ocasiões com atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo