Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Série os cinco pontos do calvinismo: Eleição incondicional.




Eleição incondicional é a escolha soberana de Deus á alguns homens antes da fundação do mundo para a salvação, por incondicional entendemos que Deus não considerou absolutamente nenhum pré-requisito do homem para tal escolha, pois como foi estudado no artigo anterior, o homem não tem capacidade para produzir algo que agrade a Deus.

1)     Eleição

A doutrina da eleição é muito abordada na Escritura, começaremos com Efésios 1:4-6 que diz: como também nos elegeu nele antes da função do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.
O texto nos mostra algumas verdades:1)Deus elege o homem e não o contrário, 2) essa eleição foi antes que tudo existisse, 3) O propósito e resultado da eleição não é uma vida de promiscuidade por já serem eleitos, mas resulta santidade e uma vida irrepreensível diante de Deus, 4) Santidade é o resultado da eleição e não um pré-requisito para tal, 5- Essa escolha é segundo a bondade de sua vontade e não da bondade dos eleitos  para louvor e glória de sua graça, pela qual no fez agradáveis a si no amado.O grande fim da eleição é a salvação do homem como afirma Paulo 2Ts 2:13 ...Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação... O termo escolher ou eleger acabou dando nome ao povo de Deus de tanto ser usado na Escritura: ... mas, por causa dos escolhidos que escolheu... Mc 13:20.

2)      Incondicional

Incondicionalidade em Romanos 9: Romanos 9 tem sido interpretado por arminianos como escolha de grupo e não de indivíduo, mas isso é uma falta de consideração ao contexto, pois o problema que Paulo estava resolvendo indica o contrário. Paulo começa o capitulo mostrando grande tristeza pelos judeus portadores de tantos privilégios terem rejeitado o Cristo ( 9:1-5). E o grande questionamento era se por isso a palavra de Deus havia falhado (9:6). Paulo começa a explicar que não, e argumentar que nem todos que são descendência de Abrão são todos filhos dele (ou da promessa) (9:6-8). Para defender tal afirmação ele cita exemplos como o de Isaque e Esaú que eram ambos filhos de Abraão e mostra que ele ( Deus) amou a Isaque e aborreceu a Esaú, e disse que o maior servirá o menor, e no final afirma que Deus tem misericórdia de quem ele quer, para ilustrar que Deus se compadeceu dos descendentes de Abraão que ele quis e endureceu os que ele quis, por isso muitos descendentes de Abraão rejeitaram a Cristo, e não pelo fato da palavra de Deus ter falhado com Deus tendo sido rejeitado por muitos judeus (Rm 9:9-16).  Concluindo a questão da individualidade, Romanos 9 foi escrito para mostrar aos Judeus de Roma que muitos descendentes de Abraão rejeitaram a Cristo porque ele não se compadeceu deles, ao invés  dos Judeus terem usado seu “livre arbítrio para tal (Rm 9:16). A incondicionalidade aparece no texto quando Paulo faz afirmações como: porque não tendo eles ainda nascido, nem feito bem ou mal ( para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama) 9:11.
Leia também :9:16; 21.

Incondicionalidade em Efésios 1:4-6, 11: Onde a causa da predestinação dos eleitos é a bondade (beneplácito) de Deus vrs 5, e  conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho de sua vontade vrs 11.
Outro grande argumento a favor da eleição incondicional é a depravação total que mostra que o homem não tem nada que dê motivos para Deus o salvar. Veja  http://dosesdeteologia.blogspot.com.br/2016/04/serie-os-cinco-pontos-do-calvinismo_14.html.

Argumentos contra a incondicionalidade:
Deus conheceu antes de predestinar Rm8:29: O termo conhecer não significa prever boas obras, ou resposta de Fé como por exemplo Gn 4:1 onde se refere a relação sexual, em Am 3:2 como escolha. No N.T també se refere a relação sexual em  Mt 1:25. Segundo grandes Exegetas e dicionaristas o termo se referem em Rm8:29 a uma escolha baseada em um sentimento afetivo, que é o significado que tal palavra carrega desde o A.T. Existem outros fatores que não serão citados por questão de extensão.



Deus escolhe baseado na Fé: A Bíblia deixa claro que a Fé é um dom que vem de Deus (Ef 2:8), Hb 12:2 diz que Jesus é o autor e consumador da fé, no sentido de que ele é quem cria a fé no homem e mantém até o fim. Outro argumento é que a eleição é anterior a fé, e só tem fé quem foi destinado para tal ( At 13:48).

 Que este artigo possa ter ajudado, Graça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo