Seguidores

segunda-feira, 20 de junho de 2016

As três falsas manifestações de santidade


Santidade é um dos temas mais pertinentes das religiões em geral, quase todas  se não todas buscam um tipo de aperfeiçoamento do homem coletivamente e individualmente. Na busca por tal aperfeiçoamento existem muitos caminhos errados em que as pessoas se perdem vou citar aqui três:
1) Tradicionalismo
O tradicionalismo é uma falsa manifestação de santidade que se caracteriza por segui práticas e costumes adotados por sua denominação, é procurar se moldar de acordo com com o comportamento dos membros de sua igreja. Se a igreja exige saia para ser tido como mais santo ele adere e defende tal prática, se o é com relação a abstenção de bebida alcoólica ele se abstém e defende a abstenção, e isso gera um falso sentimento de santidade, enquanto mais ele adere tais costumes que são observados por  décadas ou séculos por sua igreja mais sentimento de pureza ela tem.  Tradicionalismo é o zelo pela lei de sua denominação que traz uma sensação de superioridade intelectual e prática ao membro.
2) Formalismo
O formalismo é o apego a forma com que se faz as coisas, é a ênfase no que é belo exteriormente e enche os olhos, no que aparenta ser santo. Poderia se usar formalismo como sinônimo de ritualismo, mas acima de qualquer características do formalismo é fazer por dever  e não por prazer, falta espontaneidade e entusiasmo oque prejudica o verdadeiro culto a Deus e a santificação.
3)Legalismo
O legalismo concentra sua ênfase no comportamento, na obediência de regras, nas proibições como  não beber isso, não comer aquilo, não vestir isso e etc...
O legalismo procura controlar o crente com ordenanças que criam temor (errei, pequei, estou impuro) ou soberba (não bebo não fumo e não me relaciono com ninguém que faça tais coisas).
Essas coisas podem trazer aparência de santidade, de disciplina para o corpo mas não tem valor algum diante de Deus (Cl 2:23).
4) A verdadeira santidade
Diferente de tudo que foi escrito acima a santidade é uma separação para Deus baseados no amor e na fé que temos por ele, ela é interna e é enxergada externamente, mas sempre vem de dentro.
A santidade parte da obediência a bíblia e não a costumes de homens e julgos pesados imputados por homens segundo a vontade de sua própria carne.
O objeto da nossa predestinação e eleição é a santidade, é para que nos tornemos irrepreensíveis (Ef 1:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo