Seguidores

domingo, 12 de junho de 2016

Existem profetas hoje?

Resultado de imagem para profetasExistem profetas hoje?

Quem nunca ouviu falar, ou conhece alguém que afirma ser profeta ou conhecer alguém que que afirme , na sua igreja ou na igreja de um amigo talvez tenha alguém. Provavelmente sim, pois a maioria dos evangélicos hoje acredita que  existam profetas  com mensagens novas vindas diretamente de Deus. Em contraposição a isso existem aqueles que acreditam que não existam mais, por que será? Isso tem base na bíblia? Isso que pretendo responder em poucas palavras.
I)Por que algumas pessoas creem não existir mais este ofício?
Porque alguns ofícios só existiram no inicio da igreja para atender necessidades circunstanciais da época, e acabando essas circunstâncias acaba-se o ofício ou dom. Como o exemplo de uma seringa que depois de usada para seu propósito é descartada, pois não tem mais uso.
II) Qual é o embasamento bíblico para tal afirmação?
1) A principal função do profeta no N.T era trazer novas doutrinas para firmamento da igreja.
Leia o texto abaixo:
Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
Ef 3:3-5
O texto apresentado nos mostra que:
a) O mistério de Cristo  não havia sido revelado em outros séculos (no passado).
b) Agora, no tempo do autor, tem sido.
c) Foi revelado pelo Espírito aos apóstolos e profetas.
A palavra mistério na bíblia significa algo não revelado e não entendido que hoje foi revelado e é dado entendimento, ou seja, o mistério de Cristo são as doutrinas Cristãs não reveladas antes, mas que agora foram reveladas através dos apóstolos e dos profetas, com isso concluímos que a função principal que caracterizava o profeta era revelar doutrinas , ou seja,  trazer mistérios doutrinários antes ocultos, como por exemplo os gentios se tornando co-herdeiros da graça de Deus (Ef 3:5...). Profeta no novo testamento não é só quem prediz o futuro como pensam alguns, mas eles foram usados para revelações doutrinárias.

2) A função dos profetas já foi cumprida.
Leia o texto abaixo:
 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina
Ef 2:20
Vemos no texto que profeta foi uma função para dar início a obra de edificação da igreja, eles deram o fundamento doutrinário para que a igreja fosse construída. Esse fundamento da igreja já foi dado, não existe doutrina sendo formulada mais, pois a Bíblia já esta completa, afirmar que existem profetas hoje é afirmar que ainda existem doutrinas sendo formuladas.
3) Concluindo
Resumindo, os profetas eram principalmente instrumentos para trazerem novas doutrinas, e como todas as doutrinas já foram dadas e escritas na Bíblia não há mais profetas, pois o trabalho de lançar o fundamento foi concluído, dizer que acredita que existem profetas hoje, que não revelam doutrina, para amenizar os problemas que a crença de que existem profetas hoje traz á igreja, pois crendo assim  anularia o princípio de que a Bíblia é nossa unica  regra de fé e prática é falta de compreensão do principal ofício bíblico do profeta.


O texto deixa claro que os apóstolos e profetas foram instrumentos para iniciar a obra de construção da igreja, pois o fundamento é a primeira coisa que se faz

Um comentário:

  1. A paz amado, estamos fazendo estudo da palavra de Deus numa salinha em minha casa e meu esposo que é o nosso Pastor da Igreja deixou esta pergunta para os irmãos pesquisarem: Há profetas nos dias de hoje? E este pequeno estudo ja abriu bastante a minha mente. Muito obrigada e que o Senhor continue te usando cada vez mais com muita sabedoria e discernimento.

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo